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dc.creatorAlencastro, Marcos Vinicius Dutra
dc.date.accessioned2019-06-26T18:50:01Z
dc.date.available2019-06-26T18:50:01Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17161
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the line of research on Network Educational Technologies, in the Area of Concentration Educational Technologies in Network for Innovation and Democratization of Education, in the Master Course on Educational Technologies in Network of the Federal University of Santa Maria, as a study aimed at the possibility of implementing access terminals at the Federal University of Santa Maria. It covers more specifically the Department of Registry and Academic Control (DERCA), representing an exploratory study, addressing the reasons that lead to the use of access terminals to be an effective solution to the challenges and problems related to physical spaces and to the time that the use of the conventional practices provoke in the activities that occur in academic every day. The present study is characterized as applied, quantitative and explanatory research. A case study is carried out, with data collection from the Department of Registry and Academic Control (DERCA) and students from the Federal University of Santa Maria. The number of requests for documents, the requested documents and the estimated time for the service, and the technologies used by the department to meet the demand, from which the break-even point is calculated, were analyzed. , the effectiveness of the implementation of terminals for access to services provided at the Federal University of Santa Maria. As a product of this research and from its results, it was proposed the implementation of a self-service system through access terminals to meet the demands of the academic community of the Federal University of Santa Maria.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTerminais de acessopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectDepartamento de Registro e Controle Acadêmicopor
dc.subjectAccess terminalseng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectNetwork technologieseng
dc.subjectDepartment of Registration and Academic Controleng
dc.titleImplementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeImplementation of the academic self-assembly system through access terminals as a tool for educational and administrative management at the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, como um estudo voltado para a possibilidade de implementação de terminais de acesso na Universidade Federal de Santa Maria. Abrange mais especificamente o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), representando um estudo exploratório, abordando as razões que levam ao uso de terminais de acesso ser uma solução eficaz perante os desafios e problemas relacionados aos espaços físicos e ao tempo que o uso das práticas convencionais provocam nas atividades que ocorrem no cotidiano acadêmico. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa e explicativa. É realizado um estudo de caso, com coleta de dados junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) e os alunos da Universidade Federal de Santa Maria. Foi analisado o número de solicitações de documentos, quais são os documentos solicitados e o tempo estimado para a realização do serviço e quais são as tecnologias usadas pelo departamento para atender a demanda, a partir dos quais é calculado o ponto de equilíbrio, definindo, assim, a eficácia da implementação de terminais de acesso aos serviços prestados na Universidade Federal de Santa Maria. Como produto desta pesquisa e a partir de seus resultados, foi proposto a implementação de um sistema de autoatendimento por meio de terminais de acesso para atender as demandas da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria.por
dc.contributor.advisor1Tybusch, Jerônimo Siqueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477064173761427por
dc.contributor.referee1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee2Silva, Gilson Luiz Piber da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881450402090710por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0682884964645150por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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