O bioma Pampa nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens e percepções
Fecha
2019-02-25Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O ensino de Ciências nos anos iniciais contribui na compreensão dos conteúdos científicos, entre estes podemos destacar as temáticas relacionadas ao meio ambiente, onde através da discussão e construção de novos conhecimentos, é possível que o estudante perceba a importância da conscientização e preservação dos ecossistemas locais. Nesse sentido, o conhecimento sobre o bioma Pampa, dentro do contexto escolar, pode permitir que os estudantes identifiquem o ambiente natural de onde moram, diminuindo os problemas ambientais e descaracterização da paisagem e do equilíbrio natural. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar quais as percepções dos estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o bioma Pampa, bem como, a realização de um diagnóstico sobre a abordagem do tema pelos professores e nos livros didáticos indicados no PNLD 2016 dos anos iniciais. A decisão pela avaliação dos referidos livros se deu, em virtude dos quais estarem diretamente associados no processo formativo, por se tratarem de recursos pedagógicos de grande uso pelos professores. A abordagem metodológica amparou-se na análise qualitativa e quantitativa, sendo realizada com estudantes do 5º ano e todos os professores que atuam nos anos iniciais, de três escolas públicas estaduais. Como resultados verificou-se que os estudantes possuem percepções abrangentes sobre o ambiente natural, descrevendo o bioma Pampa a partir de elementos gerais. Quanto à abordagem dos professores verificou-se que é simplificada e pouco contextualizada sobre os conteúdos referentes ao bioma Pampa. Destaca-se ainda a utilização de diferentes recursos metodológicos por parte dos professores, mas o livro didático ainda é o material mais utilizado. Desta forma, na análise dos livros indicados pelo PNLD 2016 e utilizados nas escolas nos anos iniciais, pode-se observar a existência de várias coleções disponíveis para a escolha dos professores, porém apenas cinco coleções apresentaram a contextualização da temática. A contextualização desta temática com o dia a dia dos estudantes pode contribuir de maneira significativa para a aprendizagem, tornando-se necessárias atualizações nas metodologias de ensino dos professores, para que as crianças sejam sensibilizadas sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: