Clube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitores
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de comunicação de experiências literárias de leitores santa-marienses que são associados do clube de assinatura de livros TAG. Esse público consumidor está inserido em uma comunidade criada pela empresa e utiliza-se de espaços virtuais e presenciais para compartilhar assuntos relacionados ao âmbito literário, criando vínculos sociais de amizade e pertencimento. Por meio de pesquisa bibliográfica, baseada em Hallewell (2012) e Milton (2002) percebemos o papel histórico dos clubes brasileiros de assinatura de livros do século XX como inspiração para o ressurgimento desse modelo de negócios no século XXI. Para construção da investigação empírica, foram reunidas no trabalho as práticas desses associados, por meio de questionário aplicado em nível nacional/local e observação participante nos encontros presenciais em Santa Maria – RS. Mediante entrevista com a empresa e investigação na mídia, entendemos que existe uma mediação do clube e das Tecnologias de Comunicação e Informação nas relações entre os associados. O recorte teórico, baseado principalmente nos estudos de Recuero (2009), Silverstone (2011) e Castells (2000), trouxe pilares para a análise desenvolvida quando conclui que os leitores da TAG estão conectados e são consumidores nas mídias sociais digitais, assim como complementam sua experiência literária ao participar dos encontros presenciais. Dessa maneira, verificou-se que os associados do clube de livros TAG, com mediação da empresa, construíram uma comunidade literária, através de ambientes online e offline, uma vez que se sentem membros pertencentes do clube ao compartilharem suas experiências com outros assinantes em um processo comunicacional multiplataformas.
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