Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorMorais, Geórgea Teixeira
dc.date.accessioned2019-07-01T11:38:54Z
dc.date.available2019-07-01T11:38:54Z
dc.date.issued2018-12-05
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationMORAIS, G. T. Estratégias de marketing de relacionamento digital da DarkSide Books: como a caveirinha transformou seus consumidores em fãs. 2018. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17218
dc.description.abstractUnderstanding how the ways of using the digital media present on the Internet to sanction digital marketing strategies is of extreme importance in current economic scenario. This monograph aims to understand how consumer practices and forms of relationship have changed with the arrival of digital, as well as to analyze the digital relationship marketing done by DarkSide Books through its official Facebook page, verifying how the company followers are influencing other users to acquire books and how relationship between publisher and consumer works. Digital and site marketing was explored by Ian Gordon (1998). About the advances of marketing in publishing companies, John B. Thompson (2013) was used, while concepts about types of consumers and culture of convergence, Henry Jenkins (2009) were followed. Martha Gabriel (2010) study about social and digital media and its impact on people’s life was considered, while Camila Porto (2013), helped with Facebook’s study as a tool. Besides that, Jorge Duarte (2005), while Graham Gibbs (2009) and David E. Gray (2012) were explored for an analysis of the quantitative and qualitative data. Through a collection of data from magazine’s publications in a two-month period, it is intended to assimilate how the company communicates with its followers, what feedback they give, and how this interaction influences the time to create a relationship and lead the follower to become a consumer. By a quantitative and qualitative analysis, it is observed that the indicators point to an interaction where there is a change between company and consumer, creating a dependence relationship. In addition, in-depth interviews with restricted answers to company’s consumers were conducted, in order to understand how they see the publisher and its relation with it. Thus, it is possible to conclude that the company uses the resources available on Facebook to disseminate information and generate a return from their followers, that react and comment about every publication made on its page.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDarkSide Bookspor
dc.subjectMarketing de relacionamento digitalpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectConsumo digitalpor
dc.subjectDigital relationship marketingeng
dc.subjectDigital consumptioneng
dc.titleEstratégias de marketing de relacionamento digital da DarkSide Books: como a caveirinha transformou seus consumidores em fãspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoCompreender as formas com as quais empresas se utilizam dos meios digitais presentes na internet para sancionar estratégias de marketing digital é de extrema necessidade no cenário econômico. A presente monografia pretende compreender como as práticas de consumo e as formas de relacionamento mudaram com o digital, além de analisar as práticas de marketing de relacionamento digital exercidas pela editora DarkSide Books através de sua página oficial no Facebook, verificando como os seus seguidores influenciam outros usuários a adquirirem seus livros e qual o tipo de relacionamento mantido entre editora e consumidor. Nas questões sobre marketing digital e de relacionamentos foi explorado o autor Ian Gordon (1998). Sobre os avanços do marketing nas editoras tomou-se como base os conceitos de John B. Thompson (2013). Nos tipos de consumidores e a cultura da convergência foram seguidos os conceitos de Henry Jenkins (2009) e no que tange as mídias e redes sociais digitais e seus impacto na vida das pessoas foram seguidos os conceitos de Martha Gabriel (2010). Enquanto Camila Porto (2013), auxiliou nos estudos do Facebook como ferramenta. Para a metodologia foram utilizados conceitos de entrevista em profundidade do autor Jorge Duarte (2005), enquanto Graham Gibbs (2009) e David E. Gray (2012) para a análise dos dados quantitativos e qualitativos. Por meio de uma coleta de dados das publicações da editora no período de dois meses, pretende-se assimilar como ela se comunica com seus seguidores, qual é o retorno dado por eles e como essa interação influencia na hora de criar um relacionamento e levar esse seguidor a se transformar em consumidor. Utilizando-se de uma análise quantitativa e qualitativa para a metodologia, observa-se que os resultados apontam para uma interação onde existe uma troca entre empresa e consumidor, criando um relacionamento de dependência. Além disso, também foram realizadas entrevistas em profundidade com perguntas fechadas com consumidoras da editora, objetivando assim, entender como elas veem a empresa e qual a sua relação com ela. Assim, é possível concluir que a editora utiliza os recursos disponíveis no Facebook para propagar informações e gera um retorno dos seguidores que compartilham, reagem e comentam sobre cada publicação realizada em sua página.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto