Estratégias de marketing de relacionamento digital da DarkSide Books: como a caveirinha transformou seus consumidores em fãs
Resumo
Compreender as formas com as quais empresas se utilizam dos meios digitais presentes na internet para sancionar estratégias de marketing digital é de extrema necessidade no cenário econômico. A presente monografia pretende compreender como as práticas de consumo e as formas de relacionamento mudaram com o digital, além de analisar as práticas de marketing de relacionamento digital exercidas pela editora DarkSide Books através de sua página oficial no Facebook, verificando como os seus seguidores influenciam outros usuários a adquirirem seus livros e qual o tipo de relacionamento mantido entre editora e consumidor. Nas questões sobre marketing digital e de relacionamentos foi explorado o autor Ian Gordon (1998). Sobre os avanços do marketing nas editoras tomou-se como base os conceitos de John B. Thompson (2013). Nos tipos de consumidores e a cultura da convergência foram seguidos os conceitos de Henry Jenkins (2009) e no que tange as mídias e redes sociais digitais e seus impacto na vida das pessoas foram seguidos os conceitos de Martha Gabriel (2010). Enquanto Camila Porto (2013), auxiliou nos estudos do Facebook como ferramenta. Para a metodologia foram utilizados conceitos de entrevista em profundidade do autor Jorge Duarte (2005), enquanto Graham Gibbs (2009) e David E. Gray (2012) para a análise dos dados quantitativos e qualitativos. Por meio de uma coleta de dados das publicações da editora no período de dois meses, pretende-se assimilar como ela se comunica com seus seguidores, qual é o retorno dado por eles e como essa interação influencia na hora de criar um relacionamento e levar esse seguidor a se transformar em consumidor. Utilizando-se de uma análise quantitativa e qualitativa para a metodologia, observa-se que os resultados apontam para uma interação onde existe uma troca entre empresa e consumidor, criando um relacionamento de dependência. Além disso, também foram realizadas entrevistas em profundidade com perguntas fechadas com consumidoras da editora, objetivando assim, entender como elas veem a empresa e qual a sua relação com ela. Assim, é possível concluir que a editora utiliza os recursos disponíveis no Facebook para propagar informações e gera um retorno dos seguidores que compartilham, reagem e comentam sobre cada publicação realizada em sua página.
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