Gestão democrática da educação
Resumen
A análise e discussão sobre a gestão participativa torna-se importante e necessária na medida em que se observa, no cotidiano escolar, uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para aparte burocrática e administrativa e colocando em segundo plano a ação democratizadora, emancipadora e participativa, com o objetivo de transformar o dia-a-dia escolar e buscar o comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional.Nesse contexto, o gestor é figura de suma importância, visto que uma liderança consciente o auxiliará na transformação da prática administrativa, pedagógica e relacional no contexto escolar.Assim sendo, o trabalho buscou discutir as principais questões relacionadas a ação do gestor, no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas, como também o papel do gestor dentro do novo contexto escolar focado na busca da qualidade do ensino. Com base na pesquisa bibliográfica realizada observou-se que a gestão democrática baseada na participação da comunidade escolar não só produz visões compartilhadas como promove a divisão de responsabilidades e o acompanhamento formal e informal das ações escolares. Ela também enriquece os processos de busca coletiva de soluções para os problemas que surgem na escola e em suas relações com a comunidade usuária do sistema de ensino. A gestão escolar baseada nos princípios da democracia dá vez e voz a todos os envolvidos no processo, busca parceiros com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, para que a escola cumpra com seu papel social de formar cidadãos atuantes, conscientes e transformadores de sua realidade
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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