O processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
A escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade e a solidariedade humana. Atualmente para atingir estes objetivos, fazem-se necessárias algumas mudanças na escola e no sistema de ensino. Esta pesquisa de campo tem por objetivo analisar a realidade escolar, buscando compreender como os professores estão atuando e vivenciando a educação inclusiva, que garante o direito ao acesso e permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais nas classes comuns de escolas regulares. As indagações são inúmeras e para atendê-las realizou-se uma entrevista semi-estruturada (anexo roteiro) com duas professoras (X e Y) de uma escola da periferia de São Borja/RS. Porém a prática cotidiana nem sempre condiz com a teoria, ou seja, os conhecimentos adquiridos na vida escolar, devem ser associados à concepção de uma educação transformadora, que proporcione a autonomia e a desalienação, porém os educadores, encontram dificuldades na efetivação das práticas pedagógicas, por não possuírem apoio de profissionais especializados. A inclusão escolar de todos os indivíduos só será efetivada quando houver um engajamento e a participação de toda a comunidade escolar inserida (pais, alunos, professores, direção e funcionários). Ao compreender melhor a dinâmica da sociedade em que o aluno vive, este poderá perceber-se como elemento ativo, com capacidade de viabilizar um modelo de sociedade mais justa e solidária.