“Quem vai? Quem fica? E o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil e o programa proinfância em um município da região central do RS
Resumo
A dissertação desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, tem sua centralidade na Educação Infantil e nas Políticas Públicas Educacionais relacionadas a esta que é a primeira etapa da Educação Básica. O objetivo principal foi investigar os desafios e os impactos da implementação do ProInfância em um município da Região Central do RS, contextualizando este Programa na política de qualidade do atendimento à criança pequena a partir da perspectiva da gestão municipal e dos profissionais que atuam na gestão da escola. O locus da pesquisa é o município de Restinga Sêca, especificamente em uma Escola Municipal de Educação Infantil construída por meio do convênio com o ProInfância. A metodologia da pesquisa baseou-se na Pesquisa Qualitativa realizada por meio da pesquisa de campo e da pesquisa documental - documentos oficiais da escola e do município, e da observação assistemática com registro em diário de campo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras que atuam junto às crianças e na equipe gestora, assim como professoras responsáveis pela gestão atual e anterior a essa, na Supervisão da EI, na Secretaria de Educação. Os dados elaborados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo, com inspiração na Abordagem do Ciclo de Políticas, a qual permitiu e gerou nossas aprendizagens sobre a implementação de um Programa educacional, ao mesmo tempo em que foi uma aliada para a identificação dos desafios que estão presentes na atual agenda da promoção da qualidade da EI neste município no contexto do ProInfância. Ainda, permitiu que se identificassem os desafios vividos pelos sujeitos envolvidos no processo educativo desta escola, dentre os quais destacamos a formação continuada de professores, a gestão escolar, a fragilidade nas práticas pedagógicas e problemas na infraestrutura. A partir das interlocuções e discussões que tecemos ao longo deste trabalho, reafirmamos que um grande desafio do município é o cumprimento das metas para o atendimento da população infantil, sobretudo no segmento creche. Contudo, o impacto do Programa ProInfância no município de Restinga Sêca é positivo, tanto na abertura de novas vagas na EI, quanto na proposição de um atendimento com qualidade às crianças pequenas.
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