“Escola sem doutrinação”: um patrulhamento ideológico?
Abstract
Embasados na perspectiva discursiva de linha francesa, propomos nessa dissertação, tendo como objeto de estudo a fanpage no Facebook do movimento ‘Escola Sem Partido’, analisar os enunciados produzidos pelo movimento sobre professores e suas práticas em sala de aula. A ‘Escola Sem Partido’, através de seu movimento e projetos embasados em seus ideais, tem buscado o que denominam de uma escola sem doutrinação política, ideológica e partidária. Nosso intuito, nesse sentido, foi refletir sobre a relação que há entre o ato de doutrinar, apontado pelo movimento ‘Escola Sem Partido’ – como a ação praticada pelos professores –, com o ato de patrulhar ideologicamente os docentes – ação realizada pelo movimento. Para isso, mobilizamos os conceitos de ideologia e, de aparelhos ideológicos de Estado, propostos por Althusser (1985) e Pêcheux (1995). Tais conceitos nos permitiram compreender o patrulhamento ideológico como mecanismo de vigia utilizado pelas instituições para lutar pela manutenção da ideologia dominante/dominada. Nosso corpus de análise foi composto por vinte e cinco enunciados, selecionados a partir de dois critérios: temporalidade (março de 2015 a agosto de 2016) e; temática (discurso sobre o educador e suas práticas). O processo analítico foi desenvolvido a partir dos estudos sobre o discurso-transverso. Nesse movimento analítico buscamos compreender como o discurso do ‘Escola Sem Partido’, relativamente a doutrinação, é atravessado pelo discurso de patrulhamento ideológico. Esse gesto de interpretação nos possibilitou entender que o professor doutrinador se constitui daquele que possui ideologia diferente da julgada ideal pelo movimento e/ou que, problematiza seus ideais. Ao nosso ver, portanto, a relação entre o ato de patrulhar e, o suposto ato de doutrinar, se dá no mascaramento do patrulhamento ideológico sobre o discurso doutrinador. Por fim, acreditamos que, junto ao atravessamento do patrulhamento ideológico, está atravessado o discurso de ódio, mediante a desqualificação e intimidação dos sujeitos professores.
Collections
The following license files are associated with this item: