Dificuldades de aprendizagem de crianças na educação básica
Fecha
2010-12-20Autor
Soares, Nelma Lúcia Torres Freire
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A monografia apresentada retrata as dificuldades de aprendizagem de crianças na
educação básica, tendo por objetivo entender como pode ser melhorado o trabalho
com o aluno com déficit de aprendizagem na escola comum. Para isso, num primeiro
momento, foi feita uma abordagem aprofundando a história da educação no Brasil,
partindo-se depois para os conceitos de necessidades educativas especiais,
apresentando-se visões de autores que tratam especificamente do assunto e,
finaliza-se com pesquisa bibliográfica que permite mostrar a educação básica. Fazse
alusão a alunos que se encontram no 2º ano de estudo e que apresentam
dificuldades de aprendizagem, principalmente da leitura e da escrita, sendo
considerados alunos com déficit cognitivo inferior aos demais alunos da sala de aula.
Essa descoberta depende de acompanhamento do professor, da adoção de
estratégias que possibilitem descobrir, através da avaliação, o nível de dificuldade
que a criança apresenta com relação à leitura e à escrita. Esse aprofundamento se
concretiza através de um trabalho de campo, havendo uma preocupação em colocar
a criança diante do seu problema e acompanhá-la no encontro das soluções, até por
se precisar delas quando se pretende observar o seu nível de compreensão
enquanto aluno. Também existe a pesquisa bibliográfica onde se buscou embasar
em informações apresentadas por FONSECA, PUESCHEL, SASSAKI,
SCHWARTZAN, ORLANDI e outros, cujas ideias serviram de aperfeiçoamento para
o desenrolar do trabalho.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: