A liderança do gestor educacional frente à gestão democrática
Resumo
Este trabalho monográfico apresenta o gestor como articulador, coordenador, administrador e organizador, que atua no gerir de uma instituição educacional e busca analisar esse papel diante dos desafios e compromissos que se apresentam nesta função. Contextualiza a sua função frente à educação de qualidade, os desafios enfrentados e o perfil necessário para ser um líder comprometido com as mudanças na educação. Propôs-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, realizar uma análise crítica das ações do Gestor Educacional, mediante competências políticas, administrativas e pedagógicas, no exercício de sua função. Conclui-se que o gestor escolar deve agir como fio condutor de todo o processo, não só quanto ao ensino aprendizagem, mas também quanto à socialização de todos que se encontram envolvidos neste processo. Ele deve ser um atuante e estar preparado para mediar os profissionais na resolução de conflitos, agindo não só como mediador, mas também como incentivador, proporcionando uma interação comum entre todos, inclusive entre os alunos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1011]