O trabalho pedagógico das professoras supervisoras do PIBID: cultura esportiva da escola
Abstract
A finalidade do estudo consiste em analisar as repercussões do PIBID “Cultura Esportiva da
Escola” no trabalho pedagógico das professoras supervisoras. O método que orientou a
investigação foi o materialismo histórico dialético que busca chegar à síntese do fenômeno
investigado a partir da apreensão múltipla da realidade. A análise foi realizada com base na
pesquisa documental e nas entrevistas que ocorreram a partir de um movimento teórico e
metodológico. As categorias metodológicas analisadas foram a totalidade, historicidade,
mediação e contradição e de conteúdo foi a priori o trabalho pedagógico e a posteriori
formação continuada, produção do conhecimento e práxis pedagógica. Essas categorias foram
orientadas pelo problema de pesquisa: Qual a repercussão da participação das professoras
supervisoras no PIBID “Cultura Esportiva da Escola” para o seu trabalho pedagógico?
Evidenciou-se contribuições para o trabalho pedagógico no que se refere principalmente: a
construção de um espaço de formação continuada; promoção da inter-relação entre escola e
universidade; incentivo à produção do conhecimento; trabalho coletivo; trocas e experiências
metodológicas; visão crítica sobre o trabalho desenvolvido na escola; mudanças na prática
pedagógica; motivação para docência; e aproximação entre teoria e prática. As principais
limitações evidenciadas foram: a descontinuidade do trabalho pedagógico; o programa não foi
capaz de transformar a organização do trabalho pedagógico da escola; falta de espaços
exclusivos para discussões entre os bolsistas de iniciação à docência e professoras
supervisoras; problemas sociais e de infraestrutura escolar; o desenvolvimento do subprojeto
no contra turno escolar; descontinuidade na produção do conhecimento; ações nas escolas
muitas vezes restritas ao grupo de pibidianos. Conclui-se que o PIBID possibilitou
contribuições parciais em todas as categorias analisadas trazendo algumas contribuições
significativas para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, porém outros elementos
poderiam ser melhor desenvolvidos junto ao programa. Como resultado, observou-se que o
PIBID não apresentava uma base teórica, epistemológica e filosófica definida; não repercutiu
diretamente na organização trabalho pedagógico das professoras supervisoras; e não
conseguiu refletir diretamente na amplitude do conceito de trabalho pedagógico defendido
neste estudo.
Collections
The following license files are associated with this item: