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dc.contributor.advisorMarin, Elizara Carolina
dc.creatorZancan, Silvana
dc.date.accessioned2019-07-09T15:56:28Z
dc.date.available2019-07-09T15:56:28Z
dc.date.issued2011-03-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17365
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titlePós-Graduação: o descredenciamento do programa do CEFD/UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente artigo parte da reflexão sobre o sistema de Pós-Graduação no Brasil e, dentro deste contexto, objetiva discutir sobre os fatores que contribuíram para o descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), considerando o contexto das políticas da CAPES, da UFSM, do CEFD. Para consecução da pesquisa utilizamos levantamento bibliográfico e documental. Através dos estudos e pesquisas realizadas chegou-se a conclusão que, além da falta de organicidade entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, a grade curricular, os grupos de pesquisa e os docentes, e de investimento em publicação científica (deficiência assinalada desde a avaliação de 1980), faltou uma política da Coordenação do Programa de Pós-graduação juntamente com a direção do CEFD com relação ao sistema de aposentadoria e de entrada via concurso público, colaborando sobremaneira para a desestruturação da Pós- Graduação. Mas, fundamentalmente, o programa não acompanhou as mudanças do modelo de avaliação que valoriza prioritariamente a produção científica, portanto, a pesquisa e a publicação em periódicos qualificados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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