Pós-Graduação: o descredenciamento do programa do CEFD/UFSM
Resumo
O presente artigo parte da reflexão sobre o sistema de Pós-Graduação no Brasil e,
dentro deste contexto, objetiva discutir sobre os fatores que contribuíram para o
descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de
Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), considerando
o contexto das políticas da CAPES, da UFSM, do CEFD. Para consecução da pesquisa
utilizamos levantamento bibliográfico e documental. Através dos estudos e pesquisas
realizadas chegou-se a conclusão que, além da falta de organicidade entre a área de
concentração, as linhas de pesquisa, a grade curricular, os grupos de pesquisa e os
docentes, e de investimento em publicação científica (deficiência assinalada desde a
avaliação de 1980), faltou uma política da Coordenação do Programa de Pós-graduação
juntamente com a direção do CEFD com relação ao sistema de aposentadoria e de
entrada via concurso público, colaborando sobremaneira para a desestruturação da Pós-
Graduação. Mas, fundamentalmente, o programa não acompanhou as mudanças do
modelo de avaliação que valoriza prioritariamente a produção científica, portanto, a
pesquisa e a publicação em periódicos qualificados.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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