Metas de orientação no esporte de jovens envolvidos na prática esportiva escolar e sua relação com as experiências esportivas
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se a diversidade de experiências esportivas é uma variável associada à maneira com que jovens orientam suas percepções de sucesso no esporte. Participaram 362 estudantes (187 masculino e 175 feminino) com idades entre 14 e 20 anos (média de 16,95 ± 1,06), pertencentes à cidade de Santa Maria - RS. Utilizou-se como instrumentos o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD) em sua versão adaptada e traduzida e o Questionário de Avaliação das Experiências Esportivas e Sentimento de Abandono. No coeficiente alfa de Cronbach utilizado seus valores demonstraram haver consistência interna dos fatores. Os resultados encontrados nos mostram que os adolescentes apresentaram as duas orientações, mas um predomínio na orientação para a tarefa. Em relação ao gênero o sexo pode explicar a diferença no ego, mas não na tarefa. Os indivíduos em um contexto esportivo apresentaram, com o aumento da idade, a tendência a ter uma orientação mais elevada para a tarefa e o contrário pode ser percebido na orientação para o ego. O tempo de prática em atividades esportivas não foi significativo nas orientações. O papel das experiências competitivas somente foi significativo na orientação para a tarefa. O sentimento de abandono entre os adolescentes quase não ocorreu. A diferença entre o tipo de experiência esportiva, somente foi significativa na orientação para a tarefa. Na orientação motivacional relacionada à diferença entre o número de modalidades praticadas também se encontrou diferenças somente na orientação para a tarefa. Os resultados não possibilitaram evidenciar que o número de experiências na prática esportiva é uma variável que influência na orientação motivacional.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: