Identificação de fatores que influenciam na qualidade do ensino de matemática, através da análise multivariada
Abstract
A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo a cada dia, a escola que deseja produzir qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades dos seus clientes. Este trabalho busca identificar as variáveis que melhor influenciam na qualidade do ensino, contribuindo para melhorias nas atividades de professores da disciplina de matemática de escolas públicas e particulares da cidade de Alegrete - RS. O desenvolvimento do trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa. Para coleta de informações, utilizou-se questionários fechados, aplicados em duas etapas, que buscavam investigar a percepção dos alunos em relação ao ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Para análise dos dados, recorreu-se às ferramentas da análise multivariada, entre elas, a análise fatorial e a análise de agrupamento, possibilitando identificar, segundo a percepção dos alunos, as variáveis mais significativas do conjunto original. Na primeira etapa da avaliação, foi possível destacar cinco variáveis, segundo a ordem de importância das mesmas: aulas estimulantes, clareza do professor, relevância dos exemplos, comunicação direta e facilidade de tomar apontamentos. Da mesma forma, na segunda etapa da avaliação foram destacadas seis variáveis: eficiência da avaliação, interesse do aluno, preparação do professor, temas atuais de investigação, pontualidade do professor e preparação para provas. O professor da disciplina de matemática deve direcionar suas atenções para as variáveis acima destacadas, com o objetivo de aprimorar suas atividades, colaborando para o alcance de melhores níveis de qualidade no ensino.
Collections
The following license files are associated with this item: