O uso do computador e vídeo como perspectivas inovadoras para a aprendizagem
Resumen
A grande influência dos avanços tecnológicos juntamente com novos padrões da sociedade moderna, não permite uma educação que ainda esteja evidenciada por práticas docentes conservadoras, que não despertem a criticidade e criatividade dos alunos e que continuem repetindo modelos já ultrapassados. Estamos na era da globalização, da comunicação em massa, plugados, conectados, com acesso a uma gama de informações por todos os lados. Por isso, não se justifica a escola estar ainda longe desta realidade. Este artigo visa demonstrar experiências com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, resultantes do desenvolvimento de atividades, mais especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, em que foram utilizados vídeos, blogs e Internet como ferramentas de apoio para a prática das mesmas. Embora a grande maioria dos educandos tenha acesso frequente às tecnologias, percebeu-se um despreparo destes quanto à utilização das mesmas no processo de aprendizagem. Demonstram-se empolgados quando tais inovações são propostas na sala de aula, porém desconhecem o verdadeiro potencial dessas ferramentas como fontes para construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual. Por isso, é cada vez mais necessária a capacitação de professores para o correto uso de recursos midiáticos, para que estejam preparados para assumirem uma nova postura diante dessa realidade no seu fazer pedagógico.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: