A construção do objeto de aprendizagem - cartaz das profissões: um estudo de caso no projeto intervivência universitária
Resumo
Este artigo é um estudo de caso sobre a construção de um objeto de aprendizagem do tipo
convencional transformado em tecnológico, intitulado Cartaz das Profissões. É o resultado de um
projeto de ensino para a disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação na Sala de Aula,
fundamentado no interacionismo construtivista de Piaget, cujo modelo segue uma metodologia
dialógica de respeito e reconhecimento da contribuição do outro. Durante as etapas dessa
construção, os jovens estudantes do Projeto Intervivência Universitária tomaram consciência das
múltiplas formas de aprender a aprender interativamente, sob mediação tecnológica.
Concomitantemente, eles experimentaram a inserção no universo do conhecimento das
profissões, preparando-se para a futura escolha profissional. Os resultados obtidos demonstraram
a mudança de foco na prática educativa e elevaram os jovens alunos à condição de protagonistas
de suas aprendizagens, inclusive as digitais, além de motivá-los a prosseguirem seus estudos na
intenção de galgar uma profissão.
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