Educação inclusiva e formação continuada: relações necessárias
Resumo
Diante da regulamentação de políticas públicas e da busca de uma educação
de qualidade para todos, é fundamental tratar da temática da educação inclusiva.
Com esta pesquisa procurou-se investigar quais os desafios enfrentados pelos
professores e gestores de uma escola da rede municipal de Constantina/RS, diante
desta proposta, bem como identificar o entendimento por parte desses profissionais
sobre essa temática, buscando subsídios para estruturar a formação continuada.
Optou-se pelo Estudo de Caso, pois permite um detalhamento mais específico dos
elementos pesquisados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com
professores e gestores da escola em questão. De acordo com os resultados da
pesquisa percebe-se que os entrevistados entendem os princípios básicos da
educação inclusiva e sua importância. Dentre os principais desafios encontrados
pode-se citar o despreparo desses profissionais para trabalhar com as diferenças.
Diante disto, é fundamental a estruturação de formação continuada para que os
professores e gestores possam expor suas dificuldades, refletir sobre suas práticas,
adquirir mais conhecimentos e, assim, auxiliar no oferecimento de educação de
qualidade para todos os alunos, valorizando as diferenças de cada um.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: