Transparência no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: uma análise sob a óptica dos diferentes Stakeholders
Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de transparência no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), a partir das diferentes partes interessadas (stakeholders). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Para tanto foram aplicados 1.070 questionários, analisados através de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes de diferença de média e análise de regressão. Os principais resultados revelam que entre os stakeholders 40,6% participam de atividades ligadas ao IFRS, 65,9% não participam de trabalhos voluntários e 70,6% não são filiados, nem simpatizantes de qualquer partido político, e grande parte deles não conhece a Lei de Acesso a Informação (LAI), porém 40,7% consideram muito relevante a transparência do IFRS. Quanto ao nível de interesse dos stakeholders em relação as informações disponibilizadas pelo IFRS, 40,1% buscam informações relativas a horários de atendimento ao público nas unidades e setores do IFRS. Em relação a percepção quanto as informações divulgadas no IFRS, 40,5% considera confiáveis, e 27,0% acessíveis e apenas 1,2% imprecisas e incompletas. A maioria 82% considera a transparência das ações do IFRS importante na comunicação com a sociedade. Numa escala de zero a dez, os entrevistados atribuíram, em média, nota 7,22 para a transparência no IFRS. Dentre os que utilizaram e-sic ou e-ouv para fazer uma reclamação, denuncia ou solicitação 67,6% recebeu a resposta no prazo estabelecido. A maioria considerou que a informação foi fácil de ser compreendida (média 3,88) e grande parte da amostra atribuiu nota 10, demonstrando satisfação quanto a resposta recebida considerando a organização e utilidade. A nota geral para satisfação com a resposta foi 7,43. Quanto ao fator impactos da transparência, de forma geral a maioria associa a transparência do IFRS a resultados positivos como confiança e responsabilidade. Igualmente em relação a resposta recebida, o que denota que os níveis de transparência do IFRS apresentam alto grau de satisfação, logo a transparência segue através da institucionalização das práticas, atingindo um alto grau de maturidade. Entretanto, a satisfação social apresenta níveis intermediários. Ainda, constatou-se que os stakeholders do sexo feminino, casados ou com união estável possuem maior satisfação em relação aos impactos da transparência e níveis de transparência. Os resultados evidenciam também que a satisfação dos discentes é menor que a dos docentes e TAES, ainda que a satisfação dos docentes prevaleça sobre os TAES. Os stakeholders com formação em ciências exatas e da terra são mais satisfeitos àqueles com formação nas demais áreas em relação aos impactos da transparência. Desse modo, é possível identificar que os stakeholders que possuem qualificação média ou técnica apresentam uma satisfação menor do que aqueles com graduação, especialização ou doutorado. Além disso, percebeu-se uma influência positiva do impacto da transparência, do nível de transparência e da participação social na percepção de transparência. Em síntese, os diferentes stakeholders indicaram uma percepção satisfatória com a transparência do IFRS, entretanto algumas ações ainda podem ser planejadas e executadas com vistas a ampliar e melhorar algumas ações de transparência da instituição com vistas ao alcance de níveis de excelência, comparativamente a outras instituições federais de ensino.
Collections
The following license files are associated with this item: