Proposição de melhores práticas de gestão para o preenchimento dos relatórios sucupiras dos programas de pós-graduação
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2019-04-22Metadatos
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As atividades de pesquisa no Brasil estão concentradas nos cursos e programas de pós-graduação das universidades, mas nestas instituições não existe a função única de pesquisador, cabendo aos professores da pós-graduação desempenhar as funções de docente e de pesquisador, bem como outras atividades, como, por exemplo: assumir funções administrativas, de extensão e de representação. O presente trabalho teve como objetivo analisar o preenchimento dos relatórios do sistema Plataforma Sucupira, ferramenta online utilizada para coletar informações, realizar análises, avaliações e servir como base de referência para avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Foram pesquisados os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM considerados de excelência, ou seja, que obtiveram conceitos de 5 a 7 na última avaliação quadrienal da CAPES (2013 – 2016). Nesse sentido, através da pesquisa com os PPG´s, este estudo buscou propor práticas que possam ajudar Coordenadores de PPG´s a melhorarem o preenchimento dos relatórios na Plataforma Sucupira, e que podem também influenciar no conceito final dado ao curso pela CAPES. Então, o resultado final desse trabalho apresentado, foi apresentar um modelo de relatório, propondo aos PPG´s o que pode ser considerado as melhores práticas para preenchimento dos quesitos avaliados pela CAPES na Plataforma Sucupira.
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