A aplicação das funções arquivísticas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a aplicação das funções arquivísticas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desenvolvidas pela Divisão de Arquivo Central da instituição. Assim, a investigação perpassou pelas sete funções arquivísticas definidas por Rousseau e Couture (1998), aquisição, produção, classificação, avaliação, descrição, difusão e conservação. Investigou-se, então, as dificuldades que o arquivo encontra na aplicação das referidas funções. Além disso, analisou-se qual a corrente de pensamento da arquivística adotada pelos profissionais atuantes na Divisão de Arquivo Central. Essa pesquisa torna-se pertinente, pois busca provocar uma reflexão em torno da prática arquivística, contribuindo para o gerenciamento dos acervos arquivísticos e conseqüentemente para o campo da arquivística. Para a realização da pesquisa foi adotada a metodologia com uma abordagem qualitativa. Assim, esta pesquisa qualifica-se como descritiva, a qual adotou o estudo de caso. Na coleta de dados realizou-se a observação de laboratório e a entrevista com formulário de questões abertas. De posse dos dados, esses foram confrontados com a fundamentação teórica sendo possível concluir que: a corrente da arquivística seguida pelos profissionais atuantes no arquivo é da arquivística tradicional, porém, percebe-se uma preocupação dos mesmos em gerenciar todo o ciclo de vida dos documentos, logo, estes estão mudando sua visão para a arquivística integrada; O arquivo adota políticas arquivísticas, contudo, essas não abarcam todos os arquivos da instituição. Existem também dificuldades da aplicação das funções arquivísticas. Entretanto, percebeu-se que há um esforço do arquivo em realizar o gerenciamento arquivístico de todos os documentos da instituição. No entanto, existem barreiras financeiras e de recursos humanos que impedem a implantação das funções arquivísticas em todos os arquivos da UFSC. Assim, conclui-se que é preciso implantar políticas arquivísticas em toda a instituição. Para tanto, é necessário além do trabalho realizado pela Divisão de Arquivo Central o apoio do nível mais alto da estrutura hierárquica da instituição. Desta forma, os acervos arquivísticos passarão a atender com eficiência a administração da universidade, preservarão a memória institucional e servirão de fonte para a pesquisa, cultura e educação.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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