Educação ambiental: entre a teoria e a formação da cidadania
Fecha
2010-06-12Autor
Seltenreich, Mariléia Patrícia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho procura investigar quais as propostas pedagógicas mais adequadas
para que a Educação Ambiental consiga formar cidadãos conscientes de sua
responsabilidade para com o futuro do Planeta. Para isso foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, iniciando por um breve histórico sobre a evolução da questão
ambiental, conceito de cidadania ambiental, a Educação Ambiental e a formação de
cidadãos, a problemática ambiental e a construção do conhecimento
integrado/interdisciplinar e Propostas Pedagógicas para a Educação Ambiental. Em
seguida, foi feito um estudo de caso através de pesquisa com aplicação de
questionários aos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio
Agostinha Dill, localizada na cidade de Condor/RS. Após a pesquisa foi feita uma
análise entre a prática escolar e a pesquisa bibliográfica, a fim de constatar se a
metodologia adotada pela escola é eficaz na formação de cidadãos. Tal comparativo
proporcionou a verificação de que a escola pesquisada adotou um método excelente
para a Educação Ambiental: a pedagogia de projetos, apresentando resultados
positivos com relação à formação de cidadãos, porém, alguns problemas
relacionados ao efetivo, e que fogem do controle da escola, não permitem que o
projeto seja trabalhado conforme o planejamento, prejudicando a continuidade do
projeto e os resultados esperados pela escola.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: