O processo de aprendizagem social entre os atores do Santa Maria Tecnoparque para a promoção do desenvolvimento regional sustentável de Santa Maria/RS
Abstract
O Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) pode ser visto como a aplicação da sustentabilidade em um nível local/regional de maneira a considerar pelo menos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, sendo o resultado, o processo dessa sinergia entre atores sociais. Em um contexto repleto de interações entre atores sociais, a aprendizagem social surge como facilitadora do processo para uma sociedade mais sustentável. Os Parques Científicos e Tecnológicos podem atuar de forma crítica na exploração de novas oportunidades e no desenvolvimento de novas formas de abordar questões relacionadas com a sustentabilidade e com o meio ambiente. O Santa Maria Tecnoparque foi inaugurado na cidade de Santa Maria/RS com o objetivo de promover o DRS de Santa Maria/RS. Assim, esta dissertação objetiva analisar o processo de aprendizagem social entre os atores do Santa Maria Tecnoparque para o DRS desta cidade. Em termos de procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa e que utilizou como estratégia o estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas 26 entrevistas com quatro diferentes grupos de atores: Diretores; Membros das Instituições Fundadoras; Residentes e Ex-Residentes, pesquisa documental e observação direta. Como principais resultados, foi possível identificar que o Santa Maria Tecnoparque gera benefícios para as seis dimensões do DRS: econômica, social, ambiental, política, cultural e territorial, com maior ênfase nas duas primeiras. Com relação ao processo de promoção do DRS de Santa Maria/RS foi possível averiguar um número maior de fatores restritivos em relação aos fatores contributivos. Na questão da aprendizagem social para o DRS, observou-se a presença dos elementos: contexto, participação, engajamento, reconhecimento das identidades regionais, reflexão, negociação, colaboração, práticas relacionais e conhecimento gerado. Por fim, identificou-se que o processo de aprendizagem social para a sustentabilidade tem muito a contribuir com a promoção do DRS de Santa Maria/RS, ao fortalecer as relações dos atores sociais presentes do Parque.
Collections
The following license files are associated with this item: