Gestão participativa e atuante numa perspectiva de mudança na escola pública: uma análise de caso
Abstract
Nas últimas décadas o ensino no país vivenciou transformações que
culminaram em reformas no âmbito federal, estadual e municipal. O cenário
educacional do país foi transformado a partir da descentralização do sistema de
ensino, bem como, pela democratização da gestão escolar, que promoveram
avanços significativos para o contexto educativo. Dentre estes avanços podem ser
citados: a autonomia da escola no controle dos recursos financeiros, o envolvimento
de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo de tomada de
decisão, a implantação dos Conselhos Escolares, entre outros. Esta pesquisa
monográfica tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a Gestão Participativa
no contexto das mudanças da escola pública, bem como, identificar os principais
aspectos que devem ser priorizados para que se promova uma educação de
qualidade. Ao concluir esta pesquisa foi possível constatar que a escola para
cumprir sua função social deve trabalhar no sentido de orientar o educando a estar
em constante busca pelo aprendizado. Todo o trabalho da gestão participativa deve
estar voltado para um único objetivo que é promover uma educação de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: