A importância da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental no contexto da gestão escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2009-12-18Autor
Toth, Maria Tatiane Marques Menezes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo tem como temática principal a importância da literatura infantil nas
séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Gestão Escolar. Teve por
objetivos: discutir a importância da leitura no contexto educativo; elucidar
elementos sobre a formação dos professores para estimular a leitura; refletir
sobre a importância do apoio da equipe pedagógica e da Gestão Escolar para
construir coletivamente oportunidades para estimular o gosto pela leitura a
partir de alunos e professores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento
deste estudo foi de cunho teórico, o qual trouxe elementos para fundamentar a
temática. Contar histórias é transformar a vida em brincadeiras. A vida tem
perdas e problemas, mas pode ser vivida com otimismo, esperança e alegria.
Pais e professores podem incentivar as crianças na formação de leitores
fazendo com que eles se interessem pela leitura, é através dela que os alunos
podem se tornar pessoas mais felizes e preparadas para fazer frente aos
desafios encontrados ao longo de sua trajetória de vida pessoal e profissional.
Temos de viver com mais suavidade. Aprender a rir das nossas tolices,
comportamentos absurdos, manias, medos. Precisamos contar mais histórias.
Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante e dinâmica, que
muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações
capazes de representar nossas expressões, nossos sentimentos mergulhando
no interior da história contada. E fundamental que todos os Gestores Escolares
criem espaços para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do amor
e da curiosidade. A literatura abre asas para a compreensão e sentido dos
múltiplos significados da própria existência de gestores, professores e alunos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: