O compromisso do supervisor escolar com a construção e operacionalização coletiva do projeto político pedagógico
Resumo
Este trabalho é um estudo reflexivo do compromisso do Supervisor Escolar
com a formação do coletivo na construção e operacionalização do Projeto Político-
Pedagógico. Justifica-se este estudo pela necessidade de refletir sobre as
dificuldades que se tem enfrentado no cotidiano escolar provenientes de uma
gestão com pouca cultura de participação coletiva. Os objetivos do trabalho
buscam definir, através da análise da ação supervisora, as medidas para a
concretização das propostas do Projeto Político-Pedagógico da escola, a avaliação
das mesmas todas no plano pedagógico e nas estratégias adotadas para sua
operacionalização e seus resultados. A metodologia do trabalho tem como base
uma pesquisa empírica realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São
João Batista, através de uma análise da dinâmica do trabalho administrativopedagógico,
assim como uma análise documental tendo como principal fonte o
Projeto Político-Pedagógico e a função do supervisor neste processo. A
fundamentação teórica usada nesta pesquisa é proveniente de uma bibliografia
baseada nas teorias administrativas, de gestão e as relacionadas à construção do
Projeto Político-Pedagógico numa escola democrática. No estudo sobre a questão
da administração da educação, salientam-se os modelos de Taylor, Fayol e Ford,
cuja orientação positivista leva a uma educação fragmentada, acrítica, visando a
produtividade e o lucro. Nesta perspectiva a idéia de centralização, burocratização
e divisão do trabalho, se dá pela influência da administração empresarial na
organização escolar. Com isso, as escolas continuam enfrentando dificuldades em
colocar em prática suas propostas pedagógicas, por continuarem dividindo tarefas,
necessitando urgentemente de um novo modelo de organização, e que as
decisões sejam tomadas no coletivo.
Coleções
- Educação [46]
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