Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
Abstract
Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da
Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses
pressupostos, consegue agir na resolução de problemas de seu dia a dia e do mundo. A
Alfabetização Científica (AC) confere um significado às Ciências, configurando-se como uma
propulsora da aprendizagem na área, corroborando com a necessidade de ser trabalhada desde
os primeiros anos da escolaridade. Para tanto, torna-se necessário investir na formação dos
docentes que serão responsáveis por essa etapa de ensino: os Pedagogos. Neste trabalho,
desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da
Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, investigaram-se meios de promoção
da AC na formação inicial em Pedagogia visando à Transposição Didática das Ciências para
os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse esforço, realizaram-se três intervenções em
contexto de formação inicial, entre os anos de 2016 e 2017, sendo as duas primeiras em uma
Instituição de Ensino Superior (IES) privada e a última em uma IES pública, na região central
do Rio Grande do Sul, Brasil, totalizando 92 horas diante das alunas. As intervenções foram
desenvolvidas pela pesquisadora assumindo o papel de professora regente das turmas. De uma
maneira geral, os resultados reforçaram a importância e o direito das futuras Pedagogas à
aprendizagem dos conceitos científicos, sendo necessário investir-se em uma formação inicial
que auxilie na superação dos conhecimentos de senso comum. O principal achado, no entanto,
aponta para a necessidade de a formação inicial propiciar meios para uma clarificação
epistemológica das Ciências junto às estudantes de Pedagogia. Para tanto, a formação precisa
ser baseada em uma diversidade metodológica que alie teoria e prática e demonstre
possibilidades reais de ações em sala de aula, fornecendo também oportunidades de reflexão
sobre a própria formação, suas lacunas e seu inacabamento. Quando de posse da compreensão
epistemológica, os demais preceitos didáticos, como os aspectos pedagógicos e psicológicos
da área, reconfiguraram-se e materializaram-se em proposições didáticas criativas e inéditas
produzidas pelas futuras Pedagogas. Conclui-se, portanto, que a partir da compreensão da
Natureza da Ciência, incluindo os aspectos políticos e éticos que a circundam, bem como os
procedimentos típicos do fazer científico, as estudantes mostraram-se mais confiantes e
capazes de transpor didaticamente os conhecimentos das Ciências da Natureza às crianças,
buscando autonomamente os conceitos teóricos, e fundando, de fato, um Ensino de Ciências
alicerçado na AC.
The following license files are associated with this item: