Educação ambiental no ensino público formal e a sensibilização para o valor e importância da água
Resumen
O presente trabalho tem como tema “Educação ambiental no ensino público formal e
a sensibilização para o valor e importância da água” e por objetivo geral verificar
conhecimentos e práticas ambientais através do Programa de pesquisa-intervenção
educativa, dirigida aos alunos da 4ª série do ensino público formal, da Escola Municipal Bom
Pastor, no município de Panambi-RS, buscando ampliar a consciência ambiental coletiva
quanto ao valor e importância da água. Através desse objetivo geral, buscou-se alcançar os
seguintes objetivos específicos: despertar interesse, reflexão e respeito pelo meio ambiente,
através da promoção de uma trilha ecológica interpretativa, incentivando a preservação dos
recursos naturais, em especial a água; sensibilizar para a necessidade do uso comedido e
racional da água, ressaltando entre os meios para a sustentabilidade, a coleta da água da
chuva. A proposta deste estudo buscou se utilizar da Educação Ambiental como instrumento
principal e estratégico para sensibilizar e preparar os alunos para a ampliação da
consciência ambiental crítica, oportunizando o desenvolvimento de competência e
habilidades para compreender o valor e a importância da água e buscar alternativas
sustentáveis de uso racional, visando a sua preservação e dessa forma minimizar o
desperdício, a poluição e a degradação ambiental. O estudo constitui-se de três etapas;
sendo que na primeira fase ocorreu a aplicação de um questionário sobre a percepção da
realidade ambiental do aluno, diagnosticando-se que os alunos já possuíam certo grau de
conhecimento sobre o meio ambiente. Na segunda fase realizou-se a trilha de percurso
interpretativo, instrumento metodológico que possibilitou à leitura de espaços urbanos e
naturais, remetendo os alunos a pensar e indagar sobre as relações e interdependências
entre as causas e conseqüências dos problemas ambientais, o que favoreceu a
entendimentos de novos significados, facilitando a elaboração e ampliação da aprendizagem
ambiental. Destacou-se nesse passeio a visitação a uma residência, na qual se contemplou
e se verificou as vantagens da instalação de um sistema de coleta da água da chuva. Ainda
nessa etapa, promoveu-se na escola a distribuição e plantio de mudas de espécies de
árvores nativas, o que colaborou para selar o compromisso e a solidariedade dos alunos
com o meio ambiente. Na terceira e última fase efetivou-se uma avaliação, computando-se
os resultados finais, concluindo-se que o estudo proposto contribuiu para ampliar a
consciência ambiental dos alunos, entretanto esse processo precisa de prosseguimento,
reforço, acompanhamento, monitoramento e avaliação quanto à efetivação das ações e
condutas, pois é através da prática que se efetiva as mudanças.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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