Educar na vivência cidadã e as suas Implicações no processo de gestão democrática da escola
Abstract
A educação escolar, teoricamente, não acontece com a ausência de princípios educativos. As
escolas desenvolvem práticas de gestão pedagógica e administrativa, que são de certa forma,
orientadas por propostas construídas pelos responsáveis pela organização do cotidiano
escolar. O problema parece, no entanto, não residir na falta de princípios, mas na falta de
compreensão deles, isto é, na falta de compreensão dos princípios que fundamentam e
orientam as práticas educativas o que acarreta a defesa de alguns princípios pela prática
discursiva e a concretização de outros pela prática pedagógica e administrativa. Ao passo que
é possível criticar um ato educativo pautado na transmissão de conteúdos e um modelo de
gestão pautado no autoritarismo, essa mesma crítica é passível de reforço pela própria ação de
quem a ela dirige a crítica, o que implica em uma considerável distância entre aquilo que se
busca ou se pretende e aquilo que se faz. Nesse sentido a presente pesquisa bibliográfica
objetiva investigar a possibilidade de a escola pública de ensino fundamental educar na
vivência cidadã tendo como eixo central de articulação, a gestão democrática e a proposta
pedagógica da escola. A partir da definição de uma concepção de gestão democrática da
escola busca-se caracterizar o que é um processo educativo voltado para a vivência da
cidadania por meio de práticas pedagógicas que superam uma concepção de “educação
bancária”, negadora da vivência cidadã, e que se voltam para a construção de uma “educação
dialógica/problematizadora”, nas quais reside a possibilidade de educar na vivência cidadã.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: