Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
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2019-02-26Metadatos
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Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias
nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar
e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial de Cálculo. Nessa procura, a
Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel destaca que o
processo de ensino aprendizagem precisa fazer com que o educando consiga relacionar, de
maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes
da sua estrutura cognitiva. Desta forma, essa teoria enfatiza que para que a aprendizagem seja
significativa, é necessário então que, segundo Moreira (2012): o material a ser aprendido seja
potencialmente significativo para o aprendiz, isto é, relacionável (ou incorporável) a sua
estrutura cognitiva de forma não-arbitrária e não-literal (substantiva) e, ainda, o aprendiz deve
manifestar uma predisposição de relacionar o novo material de maneira substantiva e nãoarbitrária
a sua estrutura de conhecimento. Também temos que as tecnologias da informação e
comunicação precisam estar inseridas constantemente no processo de aprendizagem, como
ferramentas que podem ajudar a tornar o material proposto potencialmente significativo para
o aluno. Assim sendo, o trabalho de pesquisa visou investigar algumas situações-problema e
elaborar atividades de ensino, que sejam potencialmente significativas, e que venham a
proporcionar uma aprendizagem significativa em alguns conteúdos da disciplina de Cálculo I.
Foi dado foco em como se dá o processo de aprendizagem de unidades de ensino
potencialmente significativas (UEPS) da disciplina de Cálculo I auxiliada pelo uso do
software Winplot num curso de graduação em Engenharia Florestal. Observa-se nos
resultados obtidos que a utilização das UEPS aliadas ao uso de softwares computacionais ou
aplicativos de aparelhos móveis de comunicação (como tablets ou smartphones) pode
favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. E essa aprendizagem
significativa promovida pela UEPS faz com que os alunos consigam reter em suas estruturas
cognitivas os principais conceitos dos conteúdos estudados, e isso se deve muito à análise
gráfica das características e propriedades das funções representadas no plano cartesiano do
software utilizado durante os estudos em sala de aula.
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