As questões de gênero nos livros didáticos de anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
Este trabalho de conclusão é resultado de minhas inquietações sobre a temática de gênero apresentada nos livros didáticos dos Anos Iniciais. A partir da experiência no estágio supervisionado percebi que se fazia necessário um olhar mais aprofundado sobre o tema. Então, a partir da pergunta “De que forma as questões de gênero são abordadas nos livros didáticos dos Anos Iniciais?” foram feitas as análises nos livros didáticos dos Anos Iniciais. Para a realização desta pesquisa, as leituras que deram embasamento teórico, para dar melhor entendimento sobre o conceito das questões de gênero, foram as autoras Guacira Louro (1997) e Joan Scott (1995), além de documentos legais da área da educação. O foco de análise da pesquisa foram as questões de gênero apresentadas nos livros didáticos e que, como nos apresenta a teoria feminista, constroem conceitos e práticas sociais na vida em sociedade. A pesquisa será bibliográfica e a análise se deu a partir dos livros “Fazendo e Compreendendo Matemática”, de terceiro ano, e “Pequenos Exploradores”, volume único. Através deste estudo foi possível verificar que as questões de gênero se fizeram presentes nos livros didáticos analisados e que estas questões podem influenciar nas opiniões, atitudes e comportamentos das crianças ao longo de sua vida escolar e, possivelmente, durante todo o resto da sua vida. Percebeu-se, nas análises, que a influência é majoritariamente discriminatória e aparece de uma forma direta, mas subliminar. Dessa forma, os conceitos de gênero (lugar, papeis, profissões, etc) são ensinados subliminarmente e, com isso, criam-se ideias e práticas que, no futuro, podem se transformar em intolerância e falta de respeito com o próximo devido ao fato de ser apenas alguém diferente. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a necessidade de revisão de gênero nos livros didáticos.