Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
Abstract
O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor regente da turma, em vista à acolhê-los em um ambiente que facilite seu desenvolvimento emocional, interação, fortalecendo laços, parcerias para uma educação construtiva entre família/escola e qualificando o convívio entre as partes citadas. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a pesquisa autobiográfica com escrita narrativa, de abordagem qualitativa, que tem por objetivo auxiliar na compreensão do porquê os alunos acabam se apegando tanto aos seus professores e como essa relação de afeto pode auxiliar na aprendizagem. Com a elaboração desse estudo é possível concluir que a
relação de afeto entre professor e aluno se dá através da convivência entre ambos, e pelo fato da criança associar ao professor uma figura mais próxima de sua família. Com tudo a relação de afeto entre ambas partes torna capaz uma aprendizagem mais significativa para a criança, porque o ambiente ao seu redor traz mais segurança, proteção e confiança no desenvolvimento específicos de seus conhecimentos.