Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionado
Resumo
Este trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda
com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do
trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas entre
a professora surda e as crianças ouvintes no decorrer do estágio supervisionado
do curso de Pedagogia.
Eu decidi por este tema, pois realizei meu estágio com crianças ouvintes.
Foi muito importante na minha vida fazer o estágio supervisionado em Educação
Infantil, uma grande experiência. O desafio de ser uma professora surda e ter
como discentes as crianças ouvintes foi uma experiência diferente, quanto a
interação com as crianças, inclusive a língua de sinais como a segunda língua.
Realizei o estágio na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada
no bairro Camobi, na Avenida Roraima, n° 1000, na turma Violeta, com 18
crianças. A turma multi-idade de 3 anos a 5 anos e 10 meses, correspondente a
Educação Infantil. A escola Ipê Amarelo tem 7 turmas, 5 turmas são organizadas
com crianças de multi-idade, com crianças a partir de 1 ano e 6 meses até 5 anos
e 11 meses; 2 turmas de berçário com crianças de 4 meses a 1 ano e de 1 ano
até 1 ano e 6 meses, em média. A turma em que realizei as atividades de estágio
me foi direcionado pela minha orientadora professora Dra. Sueli Salva. Essa
experiência foi bastante intensa, especialmente porque minha expectativa e
intenção inicial, era de realizar o estágio supervisionado na Escola Reinaldo
Cóser. Contudo, devido à greve do Magistério estadual no ano de 2017, precisei
reorganizar minhas atividades e realizar o estágio em outra escola. Diante da
situação, fiquei assustada, quase com lágrimas, por que eu pensava como
poderia desempenhar o papel de professora sendo surda com crianças ouvintes?
Muito insegura, com medo de não saber explicar o conteúdo na sala de aula para
as crianças, como eu faria isso?
Essa foi uma experiência muito importante e por isso decido fazer meu
trabalho de conclusão de curso pesquisando e refletindo melhor sobre a8
experiência que vivi junto às crianças. Sinto que a vida tem barreiras que me
limitam, mas eu também consegui quebrá-las quando aceitei ter uma experiência
diferente, aprendi muito com o novo desafio de interagir com as crianças ouvintes
e professoras.
Neste sentido apresento como questão norteadora de meu trabalho de
conclusão de curso: Quais os desafios de uma pedagoga surda ao organizar
o trabalho pedagógico com crianças ouvintes na educação infantil?