A relação educacional do professor das escolas estaduais do município de Agudo com as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação
Abstract
Este trabalho objetiva investigar como o professor integra as tecnologias no contexto escolar, para isso realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas e artigos de revistas e da internet. Posteriormente, aplicou-se o método de questionamentos individuais, contendo questões objetivas, aos professores da Rede Estadual de Ensino do Município de Agudo,
com isso obtiveram-se dados sobre a relação educacional do professor com as tecnologias. As mais diversas opiniões foram colhidas nestes depoimentos que vão desde professores que desenvolvem aulas com o uso das tecnologias e professores que não querem mudar seus métodos e seu trabalho na educação. Os professores que participaram dos questionamentos, relataram sérias dificuldades para implantação de um trabalho pedagógico satisfatório, ficando evidenciado a necessidade de formação continuada, falta de tempo e motivação dos professores.