Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica
Abstract
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal
investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no
contexto da produção do fumo, em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi
desenvolvida com uma turma com trinta e dois alunos, filhos de agricultores, a maioria
fumicultores na E. E. E. Médio Presidente Afonso Pena, em Paraíso do Sul/RS. Trata-se de
uma pesquisa de caráter qualitativo, que apresenta, como metodologia, o uso de intervenções
pedagógica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários, diário de bordo da
pesquisadora, diário de classe, cadernos de aula dos alunos, mapas conceituais, livro didático
e intervenções pedagógicas. Como referencial teórico buscou-se apoio em autores que versam
sobre a Educação matemática com foco na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
(2003) e da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2010). Foram elaboradas e
desenvolvidas sete intervenções pedagógicas partindo do contexto da produção de fumo para
a aprendizagem do conceito de função linear. A partir dos dados analisados, observou-se
indícios de aprendizagem significativa atendendo-se à maioria dos princípios que norteiam
aprendizagem significativa crítica. Entretanto, destaca-se que para o aluno, aprender
significativamente, não basta ter um material instrucional significativo, implica também que
ele queira apreender de maneira significativa. Tem-se nas intervenções pedagógicas uma
ferramenta viável e eficaz para articular teoria à prática, ou seja, através delas, pode-se
evidenciar a aplicabilidade de conceitos matemáticos do cotidiano e favorecer o diálogo entre
estudantes e professores de forma crítica e reflexiva. Sugere-se a ampliação deste estudo em
outros contextos conduzido para projetos interdisciplinares.
Collections
The following license files are associated with this item: