Ciclos de formação: concepções e entendimentos dos educadores da Escola M. E. F. Amândio Araújo
Fecha
2009-08-07Autor
Valle, Silvana Maria Giacomini
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Neste trabalho de pesquisa, buscamos elementos para refletir as concepções e
entendimentos dos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Amândio Araújo, de Constantina, acerca da transição do modelo seriado para uma
organização escolar em Ciclos de Formação, vivenciada no ano de 2001. Para
encaminhamento da pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, por intermédio do
questionário direcionado aos educadores, que participaram do processo de transição
série-ciclo e atuam, ainda hoje, na escola, bem como o diálogo junto à direção e
coordenação da escola sobre a organização pedagógica dessa instituição. Além
disso, buscamos, em parceria com a Secretaria de Educação, compreender o
processo de implantação da Proposta de Escola Cidadã na rede, especificamente a
implantação dos Ciclos de Formação na escola investigada, no que se refere aos
elementos que constituem a proposta: agrupamento por idade, a metodologia de
tema gerador, oficinas de aprendizagem, Sala de Recursos e avaliação
emancipatória. A centralidade do trabalho volta-se para o entendimento teórico da
proposta de Ciclos de Formação, enfocando o que representou para os educadores
da escola essa “nova proposta”. Percebemos que os Ciclos de Formação
apresentam-se como uma alternativa curricular que se aproxima do perfil da
sociedade atual, pois valoriza as experiências de vida dos alunos e a participação da
comunidade escolar. Nesse sentido, constatamos que os elementos fundamentais
para a concretização e efetivação da proposta abarcam a formação continuada,
planejamentos coletivos, participação da comunidade e a aproximação maior da
família na escola.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: