Constituição de paródias, utilizando-se de músicas conhecidas, e montagem de clipes das referidas canções
Fecha
2013-12-14Autor
Lopes, Sandra Luciane de Aragão Teixeira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem perfeitamente na composição verdadeira. O objetivo deste trabalho foi integrar mídias diversas do ambiente escolar à leitura, à escrita e à produção de textos, utilizando a paródia como recurso intertextual. Esta pesquisa metodológica do gênero textual paródia caracterizou-se pela produção das mesmas pelo segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Cachoeira do Sul. Os alunos, num total de vinte e seis, foram divididos em grupos por afinidade, formando no total cinco grupos, sendo que a constituição final foi de dois grupos de seis, dois de cinco e um de quatro componentes. Após observarem alguns vídeos sobre paródias, apresentados através de um Data Show, os discentes foram encaminhados para o laboratório de informática da escola com a finalidade de escolher a música de interesse do grupo, utilizando o computador e internet. Para aplicabilidade da paródia, foi liberado o tema desde que este fosse utilizado para fazer uma crítica social.O tempo disponibilizado para a composição da letra e escolha da música foi de três aulas, e para produção do vídeo, duas semanas, a critério dos grupos durante seus horários de folga. Como resultado, os estudantes foram avaliados pelo texto escrito e pela apresentação do vídeo. Ao final do trabalho, os alunos obtiveram o domínio na produção, assim como a elaboração de recursos visuais, desenvolvendo habilidades de escrita, criatividade e desenvolvimento crítico.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: