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dc.contributor.advisorSiluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creatorTeixeira, Luciana Balbino da Silva
dc.date.accessioned2019-07-30T13:56:33Z
dc.date.available2019-07-30T13:56:33Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17605
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study represents a reflection on the reality of the precariousness of the ability to read in the Brazilian educational system and social consequences that this inefficiency is reflected in a process of social exclusion. This paper shows that this problem is the product of an uncompromised management and silent to the issue and not to promote a democratic and civic education, which selects the opportunities in accordance with the social status of the individual. The research was conducted by using a literature search in which texts were used to ratify the hypothesis advocated by the author. At the end we can see that many are the scholars, who share the same idea, but these thoughts are still in the field of subjectivism and management practices to transform this reality still hover in the field of theory. The study suggests that further research be carried out from this with a character to complement and consolidate the statements contained in this text.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrecariedade da leiturapor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectUncertainty of readingeng
dc.subjectSocial exclusioneng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA precariedade da capacidade de leitura como instrumento de exclusão social: um problema de gestãopor
dc.title.alternativeThe precariousness of capacity reading as a tool for social exclusion: a problem for managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo traduz uma reflexão sobre a realidade da precariedade da capacidade de leitura dentro do sistema educacional brasileiro e as conseqüências sociais desta ineficiência que se reflete num processo de exclusão social. Este trabalho busca demonstrar que este problema é produto de uma gestão descomprometida e omissa com a questão e que não consegue promover uma educação democrática e cidadã, que seleciona as oportunidades de acordo com o status social do indivíduo. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram explorados textos que ratificassem a hipótese defendida pela autora. Ao final podemos perceber que vários são os estudiosos que comungam da mesma idéia, porém estes pensamentos ainda estão no campo do subjetivismo e práticas de gestão para transformar esta realidade ainda pairam no campo da teoria. O estudo propõe que novas pesquisas sejam realizadas a partir deste com um caráter de complementação e consolidação das afirmações contidas neste texto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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