Metologia do ensino da língua portuguesa I
View/ Open
Date
2005Author
Siluk, Ana Cláudia Pavão
Monari, Jane Dalla Corte
Azzolin, Marta
Leke, Ana Paula Bopp
Stefanello, Carla Marli Adiers
Metadata
Show full item recordAbstract
Ao desenvolver um livro didático para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do Curso
de Graduação a distância de Educação Especial, procura-se apresentar, seguindo a proposta da disciplina, conteúdos que permitam aos alunos, futuros professores, visualizar possibilidades de aplicação da teoria à prática que irão enfrentar no desenvolvimento da profissão. Desse modo, há que se ter claro que não existem metodologias específicas de ensino da Língua Portuguesa para alunos com necessidades educacionais especiais. Cada situação enfrentada, demanda de uma forma de atuação, de adaptações.
Portanto, os textos são apresentados em três unidades. A Unidade A aborda as teorias lingüísticas e de
aprendizagem, partindo de uma visão mecanicista até uma visão interacionista. A Unidade B trata das quatro
habilidades básicas da comunicação lingüística: falar, ouvir, ler e escrever. Na Unidade C apresentam-se estudos e aplicações de leitura, produção textual e análise lingüística. Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de quarenta e cinco (45) horas/aula.
Collections
- Ebooks (Livros) [325]
The following license files are associated with this item: