Afetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma educação humanizadora
Visualizar/ Abrir
Data
2007-09-11Autor
Toniolo, Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa buscou investigar as concepções e práticas dos educadores de anos
iniciais em relação às dimensões que envolvem a afetividade e a dialogicidade no contexto
escolar. Aponta-se a afetividade e o diálogo como dimensões inseparáveis da aprendizagem e
do desenvolvimento de seres humanos na sua “inteireza”, envolvendo comprometimento,
seriedade docente, o direito e o dever de escutar e de dizer a sua palavra numa relação
amorosa e, por isso, dialógica. Educar com afetividade e dialogicidade se constitui em um
desafio para uma educação em que “gente ajuda gente a aprender a ser gente”. Neste sentido,
a pesquisa se alicerça, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Maturana, Arroyo e
autores afins que entendem a educação como um processo de humanização. Para a construção
de dados necessários à pesquisa foram realizadas entrevistas com educadores, observações,
leitura e análise dos PPPs de duas instituições públicas (municipal e estadual) de Santa
Maria/RS. A abordagem metodológica é de enfoque qualitativo, com características de estudo
de caso e pesquisa participante. Concluiu-se que as concepções e práticas docentes têm
considerado, em alguns momentos, a afetividade e a dialogicidade como dimensões relevantes
no processo educativo; entretanto, ainda se percebe um distanciamento ou separação entre as
dimensões afetivo-dialógicas e os processos de ensino-aprendizagens. Isso sinaliza que os
educadores, na maioria das vezes, não tem clareza sobre o “porquê, para quê e para quem”
estão direcionando sua ação docente e sobre a importância do diálogo e da afetividade na
educação. Daí a necessidade de uma formação continuada onde possa emergir a discussão
acerca das concepções e práticas docentes, podendo estas serem (re)construídas e
compartilhadas com maior embasamento e aprofundamento.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: