Avaliação do processo de ensinar e aprender e gestão escolar: convergências e divergências
Visualizar/ Abrir
Data
2011-09-17Autor
Tissotti, Claudia Aparecida Zanela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetivou analisar possíveis articulações entre a avaliação do Processo de ensinar e aprender e a gestão escolar. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre as práticas de avaliação da aprendizagem no cotidiano das escolas e relacionar avaliação da aprendizagem com a gestão escolar, propondo integração. Os encaminhamentos metodológicos se deram através da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica, os quais fundamentaram e analisaram as temáticas delimitadas para o estudo. Através das análises, se observou que são diversos os caminhos da avaliação da aprendizagem, alguns enfoques são mais pontuais, outros são mais reflexivos. Contudo, os processos avaliativos mais significativos são os contínuos, sistemáticos, que promovem a contextualização do conhecimento e o comprometimento de todos os envolvidos no ato de avaliar, professores e alunos, e com o apoio da família. A articulação da gestão escolar com a avaliação se dá através da unidade de ação entre todos os segmentos envolvidos na busca pela qualidade de ensino e a consolidação de uma escola democrática e cidadã.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: