Políticas de educação de jovens e adultos no Brasil: desafios e perspectivas para a gestão escolar no município de Esteio/RS
Abstract
A presente monografia refletiu sobre as políticas educacionais brasileiras e a
realidade dos discentes da Educação de Jovens e Adultos, do Centro Municipal de
Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha de Esteio/RS, suas expectativas,
motivações e interesses, tendo em vista a perspectiva de uma educação como ato
político e de direito ao longo da vida. Para tanto, a pesquisa teve como referência a
análise documental do âmbito legal, informações sobre a realidade educacional
brasileira publicada nos censos do IBGE e aplicação de questionário com discentes
da EJA da CMEB Oswaldo Aranha. Entre os resultados constatados, sublinham-se
perfis bastante heterogêneos dos discentes, muitas vezes desmotivados pelo
histórico familiar de evasão e multirrepetência, fatores estes que constituem em
entraves para a conclusão e continuidade dos estudos de modo satisfatório. A partir
disso, é possível concluir que o acesso e permanência da população na escola em
todos os níveis e modalidades de ensino dependem da qualidade da educação
brasileira, considerando as competências e habilidades requeridas na atual
conjuntura econômica e social do país.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: