Competências gerenciais: um estudo em empresas startups brasileiras
Abstract
Diante do atual cenário dos negócios, o grande desafio dos gestores é encontrar uma forma de atuação que os possibilitem administrar as diversas demandas a que estão submetidos, principalmente aqueles que operam em startups de tecnologia, onde a inovação e adaptação às mudanças são constantes. O desenvolvimento e aprimoramento das competências e papéis gerenciais podem se tornar um diferencial e dar suporte às decisões e estratégias traçadas. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo compreender quais as competências gerenciais e os papéis são desenvolvidos pelos gestores das empresas startups brasileiras, com base no modelo de Quinn et al. (2003). A pesquisa é caracterizada como descritiva, quantitativa, e como método de investigação foi utilizada a pesquisa survey. A coleta ocorreu por meio do envio online do questionário para as empresas cadastradas no banco de dados da Associação Brasileira de Startups (ABS), obtendo o retorno de 195 empresas concentradas, principalmente, na região Sudeste e Sul do país. Os resultados encontrados apontaram que as competências mais desenvolvidas pelos gestores das startups são aquelas inerentes aos papéis de produtor e diretor, demostrando que o modelo das metas racionais é aquele que orienta a gestão dessas empresas, voltado à produtividade e ao lucro organizacional. O perfil gerencial identificado nos resultados aponta para as características de um líder gerencial eficaz, contudo os gestores desenvolvem as competências do modelo do Quadro de Valores Competitivos (QVC) em um nível médio, apresentando certo desequilíbrio no desempenho dos papéis.
Collections
The following license files are associated with this item: