dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Trindade, Charlene Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T11:44:35Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T11:44:35Z | |
dc.date.issued | 2010-11-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17708 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Supported in theoretical researches on collaborative learning and information and communication
technologies applied to distance learning, we sought to investigate the use of blog from
environment Moodle as a tool for collaborative teaching and as a learning resource at the teaching
distance activity Pesquisa na Internet. The results indicate that this tool is an efficient, interactive
and playful learning resource, which also promoted a cooperative work and enhanced the learning
of the content of the discipline. This study also includes contributions about the use of blogs in
education in order to stimulate future researches involving this tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Blogs | eng |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Collaborative learning | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.title | Aprendizagem colaborativa mediada pelo blog do Moodle | por |
dc.title.alternative | Collaborative learning mediated by blog from Moodle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Com o suporte nas pesquisas teóricas acerca da aprendizagem colaborativa e as novas
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas ao Ensino a Distância, pretendeuse
investigar o uso da ferramenta blog do ambiente Moodle como ferramenta colaborativa de
ensino e como recurso de aprendizagem na atividade de ensino a distância Pesquisa na Internet.
Os resultados apontam essa ferramenta como um recurso eficiente, interativo e lúdico de
aprendizagem, a qual também promoveu um trabalho cooperativo e otimizou a aprendizagem do
conteúdo da disciplina. Esse estudo também traz contribuições sobre a utilização dos blogs na
educação a fim de estimular futuras pesquisas envolvendo essa ferramenta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |