A utilização do laboratório de informática em turmas dos 5º anos iniciais e/ou 4ª séries do ensino fundamental de escolas estaduais urbanas do município de Sant'Ana do Livramento
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar se os professores de 5º ano e/ou 4ª série dos anos iniciais de escolas estaduais urbanas do município de Sant’ Ana do Livramento estão utilizando o laboratório de informática existente nas escolas como maneira de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para se efetivar a pesquisa, coletamos primeiramente os dados fornecidos pela 19ª Coordenadoria de Educação à qual informou que todas as escolas estaduais urbanas que têm 5º ano e/ou 4ª série possuem laboratório de informática em condições de uso. Buscou-se através de uma metodologia quanti-qualitativa a análise e sistematização dos dados, tendo como colaboradores da presente pesquisa 24 professoras das turmas de 5º ano e/ou 4ª série de escolas urbanas do município de Sant’ Ana do Livramento. Na pesquisa, verificou-se por meio de questionário com questões objetivas e questões abertas que a maioria das professoras não utiliza o laboratório de informática por alguns motivos específicos: computadores obsoletos e falta de conhecimento para a utilização dos computadores. Entretanto, também se constatou que uma parcela das professoras investigadas utiliza o laboratório de informática com as turmas demonstrando interesse em realizar capacitações e atualizações, oportunizando uma melhoria no aprendizado e aquisição de saberes e conhecimentos com o apoio da tecnologia.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: