A gestão escolar diante do desafio da evasão de alunos do 1º ano do ensio médio, em Soledade/RS
Abstract
O presente trabalho estudou a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio, em três escolas públicas estaduais, localizadas na zona urbana do município de Soledade, RS, e buscou relacionar as ações da gestão escolar diante desse fato concreto. Para tanto, desenvolveu uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo quinze gestores escolares, sendo eles diretores, vice-diretores e supervisores escolares das escolas pesquisadas. O procedimento metodológico foi realizado através de uma entrevista, com a aplicação da técnica do grupo focal, incluindo, para tanto, uma turma de uma das escolas elencadas. As reflexões realizadas a partir da análise das informações e da construção dos resultados demonstraram que os gestores se limitam a implementar as ações previstas no Projeto Político Pedagógico das escolas, considerando que a evasão escolar ocorre com mais intensidade no primeiro ano do Ensino Médio, turno da noite, mas que tal fato já está incorporado à cultura das escolas, não merecendo atenção especial e sendo visto como outra situação cotidiana do ambiente escolar. Os alunos, por sua vez, também entendem a evasão escolar como uma consequência de quem não pode conciliar estudo e trabalho. Para reverter o alto índice de evasão e repetência, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul propôs um novo modelo para o Ensino Médio a partir do ano de 2011, centrado na politecnia e preparação para o trabalho.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: