Comunicação Tangram: uma metodologia de comunicação para micro e pequenas empresas
Resumo
O presente trabalho busca compreender as relações entre estratégia organizacional e comunicação estratégica no campo de atuação das micro e pequenas empresas e elaborar um modelo de comunicação que atenda às demandas dessas organizações. Para tanto, foi feito um estudo teórico acerca da estratégia competitiva utilizando conceitos de áreas da Administração a fim de compreender o impacto da estratégia organizacional em empresas, bem como um levantamento do cenário das micro e pequenas empresas no Brasil e os padrões comportamentais de seus gestores em relação à organização e à comunicação da mesma. O objetivo deste trabalho consiste em materializar em uma metodologia de comunicação os processos necessários para a elaboração de planos de comunicação efetivamente estratégicos, auxiliando os comunicadores a compreenderem o cenário das micro e pequenas empresas e a abrangência de sua atuação nesse contexto. O projeto experimental foi elaborado através de análises teóricas e pesquisas observacionais. O resultado do projeto experimental foi a Comunicação Tangram, uma metodologia de comunicação que se divide em briefing, plano rápido, estratégias e ferramentas. As ferramentas elencadas foram: merchandising, assessoria de comunicação, planejamento de eventos, produção de conteúdo, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs, gestão de redes sociais e campanhas publicitárias.
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