Publicidade e arquitetura: novas possibilidades na intersecção dos campos
Abstract
O presente trabalho apresenta como tema as “Intersecções entre os campos de publicidade e arquitetura”, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: “Quais são os pontos de intersecção entre os campos de publicidade e arquitetura nos contextos mercadológico e urbanístico?” Esta questão nos leva a definir como objetivo geral “Estruturar uma compreensão acerca das intersecções entre os campos de publicidade e arquitetura nos contextos mercadológico e urbanístico atual, tendo como foco a análise de fachadas de pontos comerciais”. Como objetivos específicos destacamos: compor um ensaio inicial de cada campo e posteriormente das intersecções; analisar estruturas arquitetônicas comerciais sob a ótica da Publicidade e sob a ótica da Arquitetura, levantando quais aspectos de cada campo se materializam no projeto arquitetônico; encontrar padrões/recorrências na intersecção das duas áreas. Utilizou-se, para a construção deste trabalho, uma construção metodológica com foco em duas etapas: Seleção de corpus, que consiste de um estudo exploratório inicial que busca contextualizar e recolher dados úteis ao corpo do nosso trabalho; e Passos de Análise, que consiste da análise dos objetos anteriormente selecionados a partir dos eixos de práticas institucionais definidos para cada campo. Para o referencial teórico, foram utilizados os conceitos de habitus e campo, de Bourdieu; e o conceito de institucionalização, de Berger e Luckmann. Com a reflexão acerca destes tensionamentos, podemos entender como estão construídos cada um dos campos e quais as possibilidades de inovações a partir da intersecção de ambos os campos.
Collections
The following license files are associated with this item: