Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorMello, Gabriela Barichello
dc.date.accessioned2019-08-08T19:29:35Z
dc.date.available2019-08-08T19:29:35Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17825
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work of conclusion of the course in Graduation in Special Education has as general objective to understand the interrelation of policies of Higher Education with the emerging contexts in the Graduation courses in Special Education of full day time, night time and EAD (Distance Education) of the Federal University of Santa Maria. Its specific objectives are: to recognize the policies of Higher Education that are configured in emerging contexts in graduate courses; to identify which policies are related to the emerging contexts in UFSM's special education courses and to map how the expansion, diversification, inclusion and internationalization policies are configured in the respective courses. Methodologically, it is a qualitative research, of the type of case study, that counted on the data collection with the online mixed questionnaire and the documentary analysis. The results point out that the configuration and understanding of emerging contexts in Higher Education leads to what is in this scenario and to the recognition of challenges and new ways of being, to be and to organize institutions, especially with regard to the search for new administrative, financial and pedagogical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContextos emergentespor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEmerging contextseng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleCursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentespor
dc.title.alternativeGraduation courses in special education and emerging contextseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes nos cursos de licenciatura em Educação Especial Licenciatura-plena diurno, noturno e EaD da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivos específicos: reconhecer as políticas de Educação Superior que se configuram em contextos emergentes nos cursos de licenciatura; identificar quais políticas que estão relacionadas aos contextos emergentes nos cursos de Educação Especial da UFSM; e mapear como estão se configurando as políticas de expansão, diversificação, inclusão e internacionalização nos respectivos cursos. Metodologicamente, constitui-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que contou na coleta de dados com o questionário misto on-line e a análise documental. Os resultados apontam que a configuração e a compreensão dos contextos emergentes na Educação Superior encaminham para o que são neste cenário e para o reconhecimento de desafios e novos modos de ser, estar e se organizar as instituições, especialmente no que diz respeito à busca de novas maneiras de gestão administrativa, financeira e pedagógica. Assim, conclui-se que os contextos emergentes influenciam nas dinâmicas organizacionais das instituições e respectivos cursos, bem como no desenvolvimento do trabalho docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto