dc.contributor.advisor | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator | Mello, Gabriela Barichello | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:29:35Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:29:35Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17825 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work of conclusion of the course in Graduation in Special Education has as general objective to understand the interrelation of policies of Higher Education with the emerging contexts in the Graduation courses in Special Education of full day time, night time and EAD (Distance Education) of the Federal University of Santa Maria. Its specific objectives are: to recognize the policies of Higher Education that are configured in emerging contexts in graduate courses; to identify which policies are related to the emerging contexts in UFSM's special education courses and to map how the expansion, diversification, inclusion and internationalization policies are configured in the respective courses. Methodologically, it is a qualitative research, of the type of case study, that counted on the data collection with the online mixed questionnaire and the documentary analysis. The results point out that the configuration and understanding of emerging contexts in Higher Education leads to what is in this scenario and to the recognition of challenges and new ways of being, to be and to organize institutions, especially with regard to the search for new administrative, financial and pedagogical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contextos emergentes | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Emerging contexts | eng |
dc.subject | College education | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.title | Cursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentes | por |
dc.title.alternative | Graduation courses in special education and emerging contexts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo
geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes
nos cursos de licenciatura em Educação Especial Licenciatura-plena diurno, noturno e EaD da
Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivos específicos: reconhecer as políticas de
Educação Superior que se configuram em contextos emergentes nos cursos de licenciatura;
identificar quais políticas que estão relacionadas aos contextos emergentes nos cursos de Educação
Especial da UFSM; e mapear como estão se configurando as políticas de expansão, diversificação,
inclusão e internacionalização nos respectivos cursos. Metodologicamente, constitui-se uma pesquisa
de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que contou na coleta de dados com o questionário
misto on-line e a análise documental. Os resultados apontam que a configuração e a compreensão
dos contextos emergentes na Educação Superior encaminham para o que são neste cenário e para o
reconhecimento de desafios e novos modos de ser, estar e se organizar as instituições,
especialmente no que diz respeito à busca de novas maneiras de gestão administrativa, financeira e
pedagógica. Assim, conclui-se que os contextos emergentes influenciam nas dinâmicas
organizacionais das instituições e respectivos cursos, bem como no desenvolvimento do trabalho
docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |